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domingo, 21 de novembro de 2010

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA







SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA  NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ARMINDA

            Segundo Wikipédia, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Assim, a nossa escola incentivou reflexões em sala de aula e produções para exposição de todo colegiado.
O professor Sandro trabalhou com HIP- HOP, tendo  a apresentação de sua turma em dois momentos, primeiro a dança do HIP-HOP e em um segundo momento uma grande chamada para reflexão com danças e cartazes.
HIP-HOP
É um movimento com várias tendências internas, mas que pauta-se pela denúncia da exclusão social e pela discussão de questões relativas à história e à identidade dos negros.
Formado por três elementos - o rap (música), o break (dança) e o grafite (desenho) - ao chegar no Brasil ele foi influenciado pela cultura local e adquiriu novos traços e novas formas de manifestação. Em parte, por causa da influência cultural local, o Hip Hop brasileiro diferencia-se do norte-americano.



INTERPRETAÇÃO DA MÚSICA PÉROLA NEGRA

Ilê Pérola Negra (o canto do negro)

O canto do negro
Veio lá do alto
É belo como a íris dos olhos de Deus, de Deus

E no repique, no batuque,
No choque do aço
Eu quero penetrar
No laço afro que é meu, e seu

E vem cantar meu povo
Vem cantar você
Bate os pés no chão moçada
E diz que é do Ilê Ayê

Lá vem a negrada que faz
O astral na avenida
Mas que coisa tão linda
Quando ela passa me faz chorar

Tú és o mais belo dos belos
Traz paz e riqueza
Tens o brilho tão forte
Por isso que te chamam de Pérola Negra

Ê, pérola negra, pérola negra
Ilê Ayê
Minha pêrola negra

Com sutileza cantando e encantando a nação
Batendo bem forte em cada coração
Fazendo subir minha adrenalina

Como dizia Buziga

"É de mim em me pé Nagó de Ilê
É de mim
Em me pé Nagó de Ilê"

Ê, pérola negra, pérola negra
Ilê Ayê, minha pérola negra
De forma geral, a música reverencia o Ilê Ayê por favorecer a auto estima da etnia negra.
"O canto do negro Veio lá do alto É belo como a íris dos olhos de Deus, de Deus"

Este trecho diz que o "canto negro" a expressão musical da etnia negra vem do Alto, ou seja, é de inspiração Divina e está sob o olhar dele. Verificado na expressão "(...) é belo como a íris dos olhos de Deus". Considerando que os olhos refletem a luz do que é captado o Canto do Negro só pode ser belo como os olhos de Deus.

"E no repique, no batuque,
No choque do aço
Eu quero penetrar
No laço afro que é meu, e seu"
A expressão da alma está aqui representada no som dos instrumentos de percussão que envolvem e convida à identificação com a prórpria essência cultural.

"E vem cantar meu povo(...) Vem cantar você (...) Bate os pés no chão moçada e diz que é do Ilê Ayê"


            Aqui o convite é reforçado dizendo que o povo é do Ilê Ayê, ou seja, é de casa, é da terra, é da vida. Fortalecendo o sentimento de pertencimento e ao mesmo tempo de humanidade.


"Lá vem a negrada que faz o astral na avenida, mas que coisa tão linda quando ela passa me faz chorar"


            Faz referência ao bloco afro Ilê Ayê passando na avenida, em desfile no Carnaval de Salvador. Simbolicamente falando - A beleza da periferia marginalizada tendo visibilidade.


"Ê, pérola negra, pérola negra Ilê Ayê minha pêrola negra (...) Com sutileza cantando e encantando a nação batendo bem forte em cada coração fazendo subir minha adrenalina"

           
Entoa o canto de chamada à alma pelo música do coração. Valores subliminares são introjetados sutilmente pelo Ilê Ayê através da cultura.










      
MAQUETES


 

Vários professores fizeram trabalhos diferenciados com seus alunos e após reflexão em classe foram confeccionadas maquetes .

DANÇA MACULELÊ



Maculelê é um tipo de dança, bailado, que se exibe na bahia, na cidade de Santo Amaro, Bahia. Acredita-se ter evoluído do cucumbi(antigo folguedo de negros) até tornar-se um misto de dança, luta e jogo de bastões, os quais são chamados grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe.
O makulelê é uma dança em que envolve a batida dos bastões, sempre quando acaba cada frase da música. Esta dança se assemelha a muitas outras danças brasileiras como: capoeira, moçambique, e o frevo.
A professora Karine , Geografia, ensaiou durante alguns meses seus alunos, ensinando a dança MACULELÊ, bem como o histórico e a importância do conhecimento desta cultura.
A vestimenta foi providenciada pela professora Karine, bem como os ensaios e o ensino da dança .
LEITURA DO HISTÓRICO DA DANÇA


MACULÊLE - PROFª KARINE


            O GRUPO DE MACULELÊ foi convidado para fazer uma apresentação no Colégio Estadual Osny David Fraga no período noturno,  a qual foi aceita e a professora Karine, a Pedagoga Daniele e a Direção, com autorizações dos pais , levaram o respectivo grupo.
           
         

COMIDAS
As professoras Andréia e Juliana trabalharam com a temática de tipologias de comidas e a relação com o povo negro.
Após explanação produziram as referidas receitas para degustação dos alunos.
           
CANJICA, FEIJOADA

MUNGUNZÁ, CUSCUZ
COMIDAS TÍPICAS - PROFESSORAS JULIANA E ANDRÉIA
COMIDAS /PROFESSORAS JULIANA E ANDRÉIA

CARTAZES

CARTAZES
             
 Alguns professores fizeram o trabalho de produção de cartazes com seus alunos trabalhando com a temática em questão.
Assim,  a ESCOLA ESTAUDAL PROFESSORA MARIA ARMINDA , apresentou na SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA o trabalho que ocorreu ao longo do ano letivo  visualizando o estudo da África  e a cultura afro-brasileira.












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