RAPPs (Recuperação de áreas degradas em APPs por meio de mudas produzidas em viveiro na bacia hidrográfica do rio Pequeno -Antonina – PR).
RESUMO DO PROJETO : A partir de uma bacia hidrográfica piloto na APA de Guaraqueçaba, notadamente a do rio Pequeno, situada no município de Antonina – litoral norte do Paraná, este projeto tem por objetivo identificar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal por propriedade, a fim de planejar a recuperação das áreas degradadas por meio do sistema de agrofloresta, contribuindo para a gestão territorial em Unidades de Conservação. A metodologia deste trabalho está dividida em duas fases, onde nos primeiros doze meses serão realizados os diagnósticos fundiários e socioeconômicos da ecorregião; construído o viveiro de mudas para a recuperação de áreas degradadas e desenvolvido o trabalho de educação ambiental com os proprietários cujas áreas serão recuperadas. Na segunda fase, durante dose meses, será feito o plantio de mudas nas áreas consideradas prioritárias para recuperação e elaborado, confeccionado e aplicado o material didático de educação ambiental com os resultados da primeira fase, cujo público alvo é agentes multiplicadores da rede escolar urbana e rural de Antonina, assim como os produtores rurais que realizarão os plantios das mudas a serem distribuídas nesta fase. A educação ambiental e o monitoramento dos plantios serão realizados em parceria com o ICMbio da APA de Guaraqueçaba entre outras instituições. As principais metas do projeto são as de recuperar 125 ha de área, por meio da produção de 300 mil mudas no viveiro; sensibilizar 600 moradores do rio Pequeno e 2.328 estudantes de Antonina por meio do trabalho de 70 agentes multiplicadores capacitados pela equipe técnica do projeto.
Para iniciar o Projeto na escola houve a apresentação das alunas ministrantes Leo e Carol para os professores, equipe pedagógica e direção no período da manhã nas dependências da mesma.
Os trabalhos estão sendo direcionados para alunos de 5ª e 6ª série com atividades práticas e palestras, todas as segundas-feiras com autorização dos pais, pois em algumas vezes as práticas são na ADEMADAN e em outros locais da cidade.
PALESTRA NA ADEMADAN |
CAROL, PALESTRANTE |
LÉO, PALESTRANTE |
ALUNOS |
Agradecemos o carinho e a participação neste Projeto Nota 1000!
Nenhum comentário:
Postar um comentário